Maturidade e idade nem sempre andam juntas

Como uma boa observadora, uma das críticas que mais vejo em relação aos filmes, séries e livros adolescentes ou jovens adultos é a seguinte: “os personagens adultos têm atitudes imaturas” ou “as atitudes dos personagens adultos não condizem com sua idade”.

Bom, é válido ressaltar que, exatamente por ser voltado para adolescentes ou jovens adultos, é normal que a maturidade dos personagens não seja condizente com sua idade. Além disso, vamos ser sinceros e deixar a hipocrisia de lado: todos os adultos (da mesma faixa etária) agem igual? Somos o tempo todo maduros? A verdade é que todo mundo, mesmo tendo muito mais do que 15 ou 20 anos, já teve uma atitude vista como muito adolescente.

Ainda assim, este post não vai falar sobre isso do ponto de vista psicológico, mas comentar o quanto as séries, livros e filmes com personagens adultos supostamente imaturos acertam em seu público-alvo. Afinal, existe um objetivo aqui: conquistar o cliente e mostrar ao adolescente/jovem adulto, que a vida adulta não é se tornar uma pessoa chata e supostamente perfeita.

Nos produtos voltados para os adolescentes e jovens adultos o foco está na jornada de amadurecimento. O personagem pode continuar tendo uma maturidade que não bate com sua idade, mas ele cresceu ao longo o livro, série ou filme. Vamos acompanhar alguns exemplos?

Papás por Encargo

A série Papás por Encargo, para adolescentes e com foco em comédia. No meu exemplo, Diego, Miguel e Morgan ficaram responsáveis por cuidar de Califórnia desde que ela era criança (no tempo presente é uma adolescente de 12/13 anos) e tiveram que abandonar sua banda, porém, ao longo do programa, muitas vezes eles têm atitudes bobas, por mais que tenham 30 e tantos anos na cara.

Um bom exemplo foi o episódio em que Diego precisou pedir dinheiro aos pais e ele os temia. Se analisarmos isso num foco adulto, a cena parecia sem sentido, porém, para o público a que é destinada, cumpriu bem seu objetivo. Por outro lado, o trio foi bem maduro, mesmo com um toque cômico, no episódio em que Califórnia tem sua primeira menstruação.

Detalhe relevante e importante de ser lembrado: apesar de serem adultos e beberem, os personagens adultos praticamente nunca aparecem consumindo bebidas alcoólicas ou em locais como bares e baladas.

Siempre fui yo

Outro exemplo, agora focado nos jovens adultos, é Siempre fui Yo. Lupe tem mais de 18 anos, porém, várias vezes tem atitudes imaturas, como apostar o carro de Noah durante um jogo de sinuca ou se irritar com ele após uma conversa e ir embora sem muitas explicações.

Aqui já vemos os jovens bebendo, dirigindo e fazendo “coisas de adulto”, mas, por se tratar de uma jornada de amadurecimento, eles são imaturos muitas vezes. Na segunda temporada, inclusive, Noah tem um namoro de mentira apenas para chamar a atenção de Lupe (isso não soa muito adolescente?).

De repente 30

Mais exemplos podem ser citados, como o filme De repente 30, quem nunca se esqueceu da frase “30 anos a idade do sucesso”? Quando a personagem fica adulta na história, ela comete muitos erros e vai amadurecendo, descobrindo que crescer não é a solução dos problemas.

Claro que aqui a ideia do filme foi mostrar uma adolescente no corpo de uma adulta, ainda assim, a jornada de amadurecimento existe e Jenna aprende muitas coisas, principalmente no quesito amizade.

De volta aos 15

Por último, eu trago mais uma série, agora brasileira: De volta aos 15. Anita de 30 anos é irritante e até egoísta no primeiro episódio (e muiiiito imatura para sua idade), mas quanto mais revive seus 15 anos, mais ela entende que precisa crescer e deixar algumas mágoas da adolescência para trás.

Sem contar que descobre que toda decisão sempre terá consequências. Quem acompanhou a série desde o começo (ou leu os livros) percebeu uma grande mudança na protagonista. Anita continua maluca, porém, amadureceu. Inclusive, e aqui é uma visão pessoal minha, acho que os adolescentes da série passaram a agir “mais como adolescentes” na segunda temporada.

E essa é a grande magia dos livros, séries e filmes voltados para o público adolescente e jovem adulto. Trabalhamos a jornada de amadurecimento, mostramos que maturidade e idade não são a mesma coisa, que todo mundo têm seu tempo e que, de vez em quando, tá tudo bem ser um pouco imaturo. Afinal, não dá para ser um adulto sério (e chato) o tempo todo, né?

2 respostas para “Maturidade e idade nem sempre andam juntas”.

  1. Como 30+ posso dizer que temos uma visão errada do que é ser adulto a vida inteira, e quando chegamos a fase vemos que não sabemos o que estamos fazendo porque a vida não vem com manual de instruções, então fica muito mais fácil deixar a nossa parte “imatura” solta para aparecer de vez em quando sem culpa. Amei a reflexão!

    Curtir

    1. Avatar de Stephanie Caroline
      Stephanie Caroline

      Pois é… É exatamente isso, a vida adulta não vem com fórmula. Acho que os filmes adolescentes e jovens adultos querem apenas quebrar essa imagem do suposto adulto perfeito, mas há quem reclame disso e bata na tecla do “não condizente”… Acho que temos muito a aprender com os filmes, livros e séries young adult!

      Curtir

Deixe um comentário