10 anos, 10 livros, 3 contos e muito perrengue

Ontem completei dez anos de carreira de escritora

2015 foi um marco na minha vida. O ano em que a Stephanie, que tinha medo de tudo e não se arriscava em nada, cometeu uma loucura.

Na época eu trabalhava CLT e ganhava salário mínimo, tinha dois livros publicados no Clube de Autores só para dizer que tinha publicado e recebi uma proposta de uma editora para lançar um deles.

E aí eu fiz uns cálculos, vi que dava para pagar a publicação em 4x e aceitei. Sem nunca ter ouvido falar da editora, sem conhecer nada de mercado editorial. Foi tipo entrar numa montanha-russa e deixar rolar para chegarmos até aqui.

Se eu pudesse voltar no tempo, gostaria de ter sido avisada que o mercado editorial não é nada fofo e que a gente rala muito. Que talvez você nunca seja um best-seller… e… tá tudo bem!

Nesses dez anos eu aprendi a prestar mais atenção nas minhas amizades, entender quem se aproxima por interesse e quem vem para somar. Adotei a ideia do “ou soma ou some”… E consegui deixar claro (para mim) se eu quero ser lida ou ser influenciadora. Como já disse em outro post aqui, ser lida é a minha resposta.

Também percebi que não vale a pena me comparar com outros escritores, estejam eles “na frente da cortina” ou atrás dela igual eu. Cada um de nós lida com oportunidades diferentes e só dá para se comparar consigo mesma para obter algo positivo disso tudo, caso contrário, é só surto e síndrome da impostora!

Por exemplo, meu eu de 2025 tá muito mais chato com a escrita, entende quem é seu público e sabe que tem muito sangue e suor (e pouco glamour), já meu eu de 2015 achava que tudo era um conto de fadas.

Acho que vivi muita coisa nesses dez anos. Coisas que poderiam ter me feito desistir, mas me impulsionaram a seguir em frente e trabalhar em mim. Então, só me resta agradecer ao meu eu de 25 anos, muito mais medroso do que meu eu de agora, por ter se permitido, por ter se arriscado.

Sabe, Steh de 2015, eu tenho meus receios com você, mas… em relação à escritora que me tornei hoje… Definitivamente te devo essa!

Feliz dez anos de carreira para a gente… ❤

Deixe um comentário