A gente sabe a hora de dizer adeus

Apesar de amar todos os meus livros, entendo que alguns deles precisam sair de linha

Eu sei, o título desse post deve ter te dado um baita susto (ou, se você não gosta de mim, um momento de alívio), mas, não, aqui não falo sobre desistir da carreira de escritora. Ao contrário, é uma forma de me profissionalizar ainda mais.

Quem me conhece há mais tempo (ou acompanha a saga Dez anos, dez livros no Instagram e no TikTok), sabe que estou no décimo livro. No entanto, se você jogar o meu lindo nome (desculpa, a modéstia ficou em casa hoje) no Google (ou em outro buscador), vai encontrar apenas 7 títulos no meu nome, sendo um deles o conto “O último ano do ensino médio”.

E, não, isso não está errado! Em 2022, percebi que meus títulos “Doce vida de Ana” (primeiro livro, escrito em 2006 e publicado em 2015) e “Nada é por acaso” (segundo livro, escrito em 2011 e publicado em 2016), não faziam sentido com a forma que me posiciono como autora. O motivo? São histórias mais bobas, mais novela mexicana, escritas por uma pessoa que nem sonhava que um dia se veria como escritora e que, ao preencher formulários, colocaria “escritora” como uma das profissões.

Bom, eu não tenho a política de reescrever livros, principalmente por trabalhar com autoficção. Ou seja, aquelas personagens expressam emoções, sentimentos e vivências de mundo que eu tenho naquele momento. O problema é que cresci, que, tecnicamente, estou amadurecendo o tempo todo… E aí a minha forma de ver o mundo muda. Se reescrevo aquilo… vira outra história!

Foi então que eu só decidi tirar os livros de linha, não vender mais e colocar no Wattpad no meu pseudônimo que, coincidência ou não, é Stela Carolina. Nesse espaço divulgamos conteúdos gratuitos e permito que o meu leitor, se desejar, conheça quem eu era e como escrevia aos 17 e 21 anos respectivamente.

E agora em 2024 veio mais uma percepção, mais um livro que vou tirar de linha e transferir para o meu pseudônimo. No caso, são dois. A duologia “Diário da garota em crise” e “Para Sempre” foi escrita entre 2014 e 2019. Representa uma fase da minha vida, a forma que encontrei para lidar com uma pessoa que amei demais e me deixou em pedaços – não é a toa que o final da história é aquele (não darei spoilers).

No entanto, reparei que esses são livros meus quase não tão procurados e, quando lidos, causam certo receio com uma protagonista depressiva, impulsiva e imatura. É uma leitura que, talvez, bata no leitor. No meu caso, já concluiu uma baita etapa comigo, representava aquela situação e aquela minha parte morreu. E, não, não me vejo reescrevendo a história (essa admito que tentei e virou outra coisa).

E a prova de que mudei e traria outro texto completamente diferente está na própria “A Escritora em Crise”. Quem acompanha Stela quando ela entra no universo de “Para Sempre é Tempo demais” percebe que a Ana Lastra dela tem uma personalidade bem diferente da minha.

Então, eu pensei, repensei e decidi: tá na hora dessa história também dizer adeus. Deixar de ser “comercial” e se tornar gratuita. Assim, “Stela Carolina” ganha mais um texto lá no Wattpad, chamado, sim, de Para Sempre é tempo demais e dividido em duas partes, com a história original dos meus dois livros.

A meta é postar um capítulo por semana, por isso, se você não leu a história, fica ligado e aproveita para acompanhar por lá. O Wattpad tem muito da Stephanie de 2006, de 2011, de 2014, de 2015, de 2016, de 2017, de 2018 e de 2019… E eu não me envergonho do meu começo, de, talvez, ter entregue histórias não tão comerciais. Ao contrário, vejo que foi colocando as palavras no papel que aprendi muito (tanto como escritora, quanto como pessoa).

Então… é isso! Como diria aquela música famosa: “não aprendi a dizer adeus”, mas preciso!

Ah, e esse é o Wattpad da Stela, quero dizer o meu haha: https://www.wattpad.com/user/stelacarolinaescreve

PS: preciso vir aqui um dia para contar o motivo que me levou a adotar o nome da minha mais recente personagem… Até porque, eu e ela não temos nada a ver uma com a outra! Se um dia eu for 10% do que ela é, já tô feliz!

E para acompanhar “Para Sempre é tempo demais”, que ganhou essa simpática capa:

https://www.wattpad.com/story/375973395-para-sempre-%C3%A9-tempo-demais

Deixe um comentário