Um momento de empatia

A última semana tem sido bastante difícil de acompanhar o noticiário ou as redes sociais. Infelizmente, o Rio Grande do Sul vive um momento difícil, causado pelas enchentes após a média de chuvas acima do normal.

Esse é um momento para tomar cuidado com algumas coisas, como o recebimento de informações. Verificar se as fontes são verídicas, para não propagar fake news e cuidar com quem usa a tragédia como forma de politizar, fazer politicagem e militar pelo partido ou político de sua preferência.

Agora não importa quem é de esquerda, quem é de direita ou quem é de centro, mas sim encontrar formas de unir forças e ajudar o estado. Existem várias maneiras de doar e você, com certeza, vai encontrar alguma que se identifique.

Eu vou divulgar aqui algumas arrecadações que considero confiáveis, inclusive a que estou participando ao lado das autoras Raquel Machado, Priscila Castellano, Luciana Oliveira, Patrícia Zago, Patrícia Albarello, Thaís Carolina, Vina Ferreira, Andressa Klemberg e Aricele Geisler.

Inicialmente havíamos colocado o pix do governo, por considerarmos seguro como fonte de doação, mas muitas pessoas estão desconfiadas e querem segurança de que o valor será repassado aos desabrigados ou entidades que estão ajudando as famílias.

Assim, fizemos algumas mudanças na rifa, incluindo outras ações que precisam de ajuda financeira. Você pode conferir o post da rifa aqui: (https://www.instagram.com/stephaniecarolineescreve) Além disso, vou indicar abaixo quem mais você pode ajudar (e como):

Ajuda financeira

O pix tem sido o jeito mais prático de ajudar o RS, afinal, pode ser feito de qualquer lugar do Brasil e, a depender da conta-corrente do organizador da vakinha/rifa/arrecadação, pode receber também doações internacionais. Você pode doar para:

Badin Colono e Pretinho Básico: enchentes@vakinha.com.br (Perfil: @badincolono) – Arrecadação para ajuda a quem precisa.

Andrei Viana: andreivianacl@gmail.com (Perfil: @viana_andrei) – Arrecadação para compra de comida, remédios e alimentos para animais na região de Gravataí.

Laura Flores: 51982707326 (Perfil: @laurafflores) – Arrecadação para doação nos abrigos de Porto Alegre.

Pamela Desirée: momentoliterario1@gmail.com (Perfil: @pamleitora) – Arrecadação para ajudar a família dela que perdeu tudo em São Leopoldo.

Plínio Jair Toledo: 25087142087 – Arrecadação para ajuda em Canoas.

Causa animal

Os animais também estão sofrendo com as enchentes e ONGs e protetoras de animais estão comprometidas em ajudá-los. O Andrei, citado acima, está ajudando também a causa animal, mas você pode contribuir também com:

Deise Falci: deisefalci@gmail.com (Perfil: @deisefalci)

Paola Saldivia: p.saldivia@hotmail.com (Perfil: @paolasaldivia__) – Atuando em Canoas.

Rose Saint Clair: 20.849.015/0001-36 (Perfil: @rosesaintclairwriter) – Escritora arrecadando valores para a causa animal.

Doações de produtos

Caso prefira doar os produtos ao invés de valores financeiros, é possível fazer isso indo até as agências de Correios ou pontos de arrecadação. No momento é preciso doar:

  • Roupas femininas, masculinas e infantis;
  • Calçados;
  • Roupa íntima (nova);
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Água potável;
  • Roupa de cama e cobertores;
  • Para os animais: ração.

Os Correios estão aceitando apenas itens da cesta básica, produtos de higiene pessoal ou produtos de limpeza secos, roupas, ração para pets. A Petz está com alguns pontos de coleta onde é possível doar outros itens para animais, como roupas pet, caminhas, jornal, remédios, guias e coleiras.

Enfim, não importa como, mas ajude o Rio Grande do Sul!

Deixe um comentário